A SANTA CONFISSÃO

DIVINA INSTITUIÇÃO DO SANTO SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

 “19b. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: “A paz esteja convosco!”. 20.Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. 21.Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. 22.Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23.Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”.  (Jo 20,1 9b-23).

OUTRAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA

“O Senhor falou a Moisés, dizendo: Se alguém pecar e o souber depois, confessará aquilo em que pecou; e o sacerdote orará por ele  e  pelo seu  pecado e será perdoado” (cf. Lv 5,17.18b).

“O que encobre as suas iniquidades não prosperará, mas o que as confessa e a elas renuncia, alcançará misericórdia” (Pr 28,13).

“Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o  princípio. Eis porque o Filho de  Deus se manifestou; para destruir as obras do demônio!” (1 J0 3,8). “…quando o Paráclito (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo a respeito do pecado. da justiça e do juízo” (Jo

“Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.” (I JO 1.9).

ORAÇÃO INICIAL:

Divino Espírito Santo, vinde sobre mim e iluminai-me com a Vossa luz para poder reconhecer os meus pecados que são a causa da morte na Cruz de Jesus Cristo a quem tanto amo. Ajudai-me também a arrepender-me sinceramente e dai-me força para não os cometer nunca mais. Amém!

PERGUNTAS PRELIMINARES:

  1. Há quanto tempo não me confesso?
  2. Escondi conscientemente, por vergonha, algum pecado grave em alguma Confissão precedente?
  3. Fiz a penitência que me foi imposta? Reparei os danos que causei?
  4. Comunguei em pecado mortal?
  5. Respeitei o jejum eucarístico de uma hora antes da Comunhão?
  6. Estou verdadeiramente arrependido dos meus pecados e luto para não pecar mais?

UMA CONFISSÃO NÃO TEM VALOR:

      1. Quando se omite um pecado mortal por grave negligência no exame de consciência.
      2. Quando a confissão se faz sem arrependimento e sem propósito sincero de emenda.
      3. Quando se oculta de propósito um pecado mortal, conhecido por tal ou quando se omite de propósito o número dos pecados mortais ou uma circunstância necessária.
      4. Quando já antes da absolvição se tem vontade de não cumprir a penitência.

    EXAME DE CONSCIÊNCIA

    (Faltas contra os mandamentos da lei de Deus)

    1° Mandamento: AMARÁS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA, COM TODAS AS TUAS FORÇAS

    Duvidei da existência de Deus? Acreditei apenas num ser supremo? Acreditei firmemente em tudo o que Deus revelou, ou duvidei voluntariamente de alguma doutrina da Igreja Católica? Reneguei ou abandonei a minha fé? Pensei ou afirmei que todas as religiões são boas? Li, assinei, publiquei, propaguei, emprestei livros, folhetos, revistas, ou jornais contrários a Deus e a santa religião, e aos bons costumes? Dei ouvido a conversas ou discursos ímpios ou heréticos? Zombei da religião ou de seus ministros? Zombei das coisas santas? Desconfiei da misericórdia de Deus? Queixei-me de Sua providência nas doenças, na pobreza e nos sofrimentos? Revoltei-me contra Deus nas minhas tribulações? Frequentei reuniões, cultos ou organizações contrárias à minha fé, como espiritismo, umbanda, quimbanda, jorei, saravá, batuque, associações ocultas, curandeirismo, seicho-no-yê, cartomantes, magia, feiticeiros, benzedeiras, adivinhos? Estou levando comigo ou já levei orações supersticiosas? Agouros? Amuletos? Figurinhas? Lidei com despachos? Acreditei em horóscopo? Usei o horóscopo? Fiz curso de controle mental ou desenvolvimento mental e emocional ou meditação transcendental? Coloquei as coisas do mundo, tais como riqueza, prazer, poder, fama os meus conhecimentos acima de Deus? Adorei a Satanás? Invoquei a Satanás?

    Evoquei os espíritos aos mortos? Acreditei na reencarnação? Desesperei ou fui presunçoso esperando a salvação sem deixar o pecado? Cometi pecados no intuito de confessá-los mais tarde? Amei a Deus e cumpri bem Sua santa vontade? Deixei de rezar por muito tempo? Rezei sem devoção, com distrações voluntárias?

    2° Mandamento: NÃO PRONUNCIARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO

    Profanei o Santíssimo Sacramento, pessoas, lugares imagens, coisas, consagrados a Deus? Blasfemei contra Deus, contra Sua Mãe, Maria Santíssima, contra os Santos, contra a Igreja e seus ministros? Roguei praga contra Deus? Ofendi a Deus com palavras? Jurei o seu santo nome sem necessidade? Jurei falso? Pronunciei levianamente o nome de Deus? Pronunciei o nome de Deus dizendo palavras desrespeitosas? Deixei de cumprir uma promessa?

    3° Mandamento: GUARDARÁS O DOMINGO E DIAS SANTOS DE PRECEITO.

    Faltei a missa inteira aos domingos e nos dias santos? Cheguei tarde por própria culpa? Faltei com o respeito na Igreja, rindo e conversando inutilmente? Tenho trabalhado ou obrigado a outros a trabalhar aos domingos e dias santos sem motivos graves? Aproveitei estes dias para rezar mais e passar mais tempo com a família?

    4° Mandamento: HONRARÁS PAI E MÃE

    Para os filhos: Desrespeitei os meus pais ou superiores falando-lhes asperamente ou respondendo-lhes mal? Murmurei contra eles? Entristeci-os gravemente? Recusei-lhes a obediência? Obedeci de má vontade? Descuidei-me dos pais na velhice, na pobreza ou na doença (sustento, últimos sacramentos, remédios)? Deixei de rezar por eles?

    Zanguei-me com os meus irmãos? Matratei-os?

    Para os pais: Protelei, por meses ou até anos, o batismo de meus filhos, a primeira comunhão? Descuidei-me da educação física, intelectual, e principalmente da educação religiosa dos meus filhos? Não os mandei à Missa nos domingos, ao catecismo? Controlei suas leituras, seus divertimentos? Dei-lhes mau exemplo? Deixei de corrigí-los ou castiguei-os com ira?

    5°. Mandamento: NÃO MATARÁS.

    Tive ódio do próximo? Desejei-lhe mal? Desejei-lhe a morte? Conservei alguma inimizade? Fui moderado no comer e beber? Embriaguei-me? Usei drogas? Expus-me ao perigo sem necessidade? Tentei suicídio? Injuriei os outros? Deixei de ajudar o próximo em suas necessidades espirituais e materiais? Briguei? Alimentei pensamentos ou desejos de vingança? Seduzi outra pessoa ao pecado ou dei escândalo? Roguei pragas? Denunciei alguém injustamente para tirar proveito? Pus em perigo a vida corporal e espiritual de outros com palavras, omissões, atitudes exageradas? Temeridade na direção do carro? Disse palavras injuriosas para com o meu próximo? Espanquei? Feri? Matei alguém? Mandei ou aconselhei a matar? Aconselhei ou provoquei o grave crime do aborto? Fiquei triste com o bem do próximo? Dei mau exemplo? Maltratei os animais? Não tive caridade para com os pobres, doentes e necessitados?

    6° e 9°  Mandamentos: NÃO PECARÁS CONTRA A CASTIDADE. NÃO COBIÇARÁS  A MULHER DO PRÓXIMO.

    Consenti pensamentos desonestos e maus desejos? Olhei indiscreta e maliciosamente para coisas indecentes, pessoas descompostas? Tive conversas imorais? Cantei músicas imorais? Li e olhei livros e revistas, estampas e fotografias obscenas e morais? Pratiquei a masturbação sozinho ou com outra pessoa, do mesmo sexo ou do outro sexo, com animais? Pratiquei a pedofilia? Faltei com o pudor ou com a modéstia em meus trajes? Tive liberdades no namoro? Defendi a promiscuidade como o “ficar”, se juntar, ter relações antes do matrimônio? Defendi o divórcio? O aborto? Deixei de rezar pedindo a Deus a força de ser casto?

    Para os casados: Procurei satisfação carnal fora do matrimônio? (adultério ou masturbação)? Desejei o adultério? Mantenho amizades que são ocasião habitual do pecado de infidelidade? Estou disposto(a) a abandoná-las? Abusei do matrimônio evitando ter filhos por meios não aprovados pela Igreja? Aconselhei meios para este fim?

    NOTA IMPORTANTE: Acusa-te com sinceridade e confiança de tudo quanto neste ponto agrava a tua consciência, dizendo também, quanto possível, o número dos pecados. A menor falta voluntária contra a virtude da castidade e pureza do coração pode facilmente ser a fonte de uma torrente de pecados e crimes vergonhosos que arrastam a alma para a desgraça eterna. Diz o Apóstolo São Paulo:

    “Bem sabeis que nenhum impuro tem herança no reino de Deus” (Ef 5,5), Diga, embora, o mundo o que quiser, verdade é que os pecados da impureza levam às portas do inferno, e às vezes muito cedo e muito depressa. Procura purificar cada vez mais a tua alma de toda a mancha, por meio de uma humilde acusação no santo Sacramento da Penitência. Não sabendo se alguma coisa é ou não pecaminosa, pergunta ao confessor que te responderá em nome de Deus. Tem para sempre, um grande amor à virtude preciosa da santa pureza, lembrando-te, constantemente, das sublimes palavras de Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5,8).

    7° e 10° Mandamentos: NÃO FURTARÁS. NÃO COBIÇARÁS AS COISAS ALHEIAS.

    Tive vontade de roubar alguma coisa? Furtei? Roubei? Aceitei objetos furtados? Guardei-os? Furtei dinheiro dos meus pais? Cobicei as coisas alheias? Não restitui ao dono um objeto achado ou emprestado? Planejei algum furto? Causei algum prejuízo de propósito ou por negligência? Deixei de pagar as dívidas? Cobrei juros excessivos? Não paguei ao operário o salário justo? Enganei o próximo, usando de peso ou medida falsos, enganando nas mercadorias ou encomendas? Abusei da alta dos preços? Apelei injustamente para a justiça trabalhista para obter indenizações indevidas? Desperdicei tempo no trabalho? Retive coisas que deveria ter dado ao próximo? Desperdicei o dinheiro em jogo? Abusei da confiança dos meus superiores?

    8°. Mandamento: NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO.

    Menti? Minto habitualmente? Falei mal dos outros? Difamei? Caluniei, fiz juízos falsos e temerários? Semeei discórdia, inimizades na família? Provoquei inimizades políticas? Exagerei as faltas dos outros? Dei falso testemunho contra o próximo? Gosto de ouvir falar mal do próximo? Sou critiqueiro, fofoqueiro, mexeriqueiro? Reparei o mal que fiz com calunias e mexericos? Violei segredos? Abri cartas alheias? Fingi doenças, pobreza, piedade para enganar os outros?

    FALTAS CONTRA OS 5 MANDAMENTOS DA IGREJA

    Deixei de participar da Missa aos domingos e festas de guarda? Deixei de confessar-me pelo menos uma vez ao ano? Comunguei pelo menos uma vez na Páscoa da Ressurreição? Deixei de jejuar e de me abster de carne quando manda a Santa Mãe Igreja (Quarta-feira de Cinza e Sexta-feira Santa)? Deixei de pagar o dízimo segundo costume?

    NOTA IMPORTANTE: Deves acusar-te só dos pecados que cometeste. Tendo cometido algum pecado que, talvez, não se ache neste resumo, não deixes de declará-lo ao confessor.

    AVISO IMPORTANTE SOBRE O EFEITO DA CONTRIÇÃO (ARREPENDIMENTO PERFEITO POR AMOR)

    Tendo, pois, por tentação, caído em algum pecado mortal, deves recorrer, quanto antes, ao Sacramento da Penitência. Não podendo, porém, na mesma hora encontrar um Sacerdote que te perdoe por ordem de Jesus Cristo, nem por isso, Deus quer que te percas. Neste caso, reza com toda a devoção e com toda a dor de tua alma um ato de contrição, arrependendo-te de ter sido tão ingrato ao teu Pai que está no céu, e ao teu Salvador que por amor de ti morreu na Cruz. Faz então o firme propósito de não ofender mais a Deus com nenhum pecado mortal, e de confessar sinceramente as tuas culpas a um seu ministro, quando te for possível. Morrendo assim antes da Confissão, serás salvo pela Graça de Deus que recuperaste pelo arrependimento perfeito e pelo sincero desejo de te confessar. “Um coração contrito e humilhado Deus não o desprezará.” (SI. 50).

    6 PONTOS PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO

        1. Exame de consciência: Significa pensar seriamente, para saber como foram os nossos pensamentos, as nossas palavras, as nossas obras e as nossas omissões;
        2. Contrição e arrependimento: Ter pena de ter ofendido a Deus que nos ama tanto;
        3. Propósito: Fazer o propósito de evitar o pecado. É a promessa que fazemos de escolher sempre o caminho de amor de Deus e do próximo;
        4. Confissão ou acusação: Dizer com toda a sinceridade, clareza e brevidade os pecados ao confessor. Nunca esquecer que o padre está no lugar de Jesus. O padre jamais poderá falar sobre aquilo que alguém lhe contou na Confissão;
        5. Reparação ou Penitência: Cumprir o que o confessor indicar: a oração ou a boa obra que ele manda fazer, para repararmos o mal feito;
        6. Como rezamos no Pai-Nosso: Os nossos pecados só serão perdoados se dermos o nosso perdão de coração a todos os que nos têm ofendido.

      ATO DE CONTRIÇÃO

      Meu Deus, eu me arrependo de todo o meu coração de Vos ter ofendido e procuro nunca mais tornar a pecar. Meu Jesus, perdão e Misericórdia.

      Tudo foi feito com muito amor para você! Guarde-o com muito carinho!

      Tire cópias para seus amigos e ajude-os a serem felizes com Jesus!

      Lembre-se: este é o melhor presente que você pode dar a alguém!

      Fonte: Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus­­­